Canção do Morten Harket é capaz de conduzir emoções imediatas na voz de um artista, que o tempo solidifica e o qual, não pára de encantar gerações.


Em 1982 nascia a banda a-ha e o mundo descobriria o trio norueguês que encantou milhares de pessoas ao longo dos anos logo no disco de estreia em 1985. Impossível não recordar da contagiante TAKE ON ME e de seu vídeo clip inovador. Já naquela época era possível perceber que o líder da banda, Morten Harket, e seus integrantes Magne Furuholmen (tecladista) e Paul Waaktaar (guitarrista) virião para ficar definitivamente.

Morten Harket está com um novo álbum "Brother” em produção, que promete balançar as paradas de sucesso novamente. A canção que dá título ao álbum, foi lançada no último dia 14 de janeiro na Europa. A aposta é que esta música se torne o maior hit solo do artista, que já levou 4 Grammy na Noruega com sua carreira individual.


A música de Morten Harket tem algo de místico. Tem o poder de transcender. Tira o seu ouvinte do lugar comum. Não é nada intencional na produção do artista, mas os impactos de suas canções se dispersam numa sonoridade destinada a mexer com sentimentos profundos de seu ouvinte.

Algo implícito na força da voz de Morten Harket. Intensa e constante, de um timbre forte que não chega a ser agressiva. As músicas são sempre equilibradas entre a melodia suave e intensidade de um tom mais alto intencional.

Uma voz que se compara a grandes nomes da música mundial, como o rei, Elvis Presley, sem fazer comparações com a obra deste que foi, sem dúvida alguma, um dos astros que mais contribuiu com a história da música.

Apenas não dá para negar a magia carregada em cada verso que o cantor consegue expressar em suas interpretações, tão qual as grandes lendas da música mundial.


Morten Harket é, sem dúvida alguma, um desses artistas que cantam com a alma, com o coração e com o corpo.  Empresta à plateia, que sempre acompanha seus shows extremamente hipnotizados, sua essência, o que de mais puro possa existir dentro de um artista.

Como comparava a eterna Janis Joplin é possível traduzir esta sinergia como ela mesma dizia de suas apresentações, como se fizesse sexo com a plateia. Isso mesmo, um jogo de entrega total, que faz com que a expressão musical mais elaborada seja entregue 100% a seus fãs. Fazer música com tanto amor, que apenas o amor à arte explica e consegue vivenciar.

Para àqueles que não estão familiarizados com as canções de Morten Harket podemos fazer um primeiro convite para conferir a brilhante interpretação, ainda na época do A-HA da canção de Crying In The Rain" (original de  1963 dos The Everly Brothers).

A canção gravada em 1989, ainda desperta surpresa naqueles que há tempos não se dão o prazer de ouvir a belíssima interpretação de Morten Harket.
Ouvir Morten Harket, seja com a banda A-HA, seja na carreira solo, é como apertar um botão de uma máquina do tempo. Ao se deparar com o envolvente timbre do artista e se deixar entregar a um passeio interno e de desligamento total com a realidade.

Ao se deparar com uma obra de arte seja ela das artes plásticas, literatura, pintura, cênica ou musical, o ouvinte ou crítico passa a observar as reações que a obra pode proporcionar. Nas músicas e interpretações de Morten Harket é evidente o processo de entrega e de compartilhamento das emoções mais intimas.
Brother traduz isso muito bem. Uma canção regada a emoção, que deixa em seus ouvintes aquela sensação de sede intensa. Tal qual um transeunte de um deserto, em desespero por canções que somem magia, intensidade, sentimentos e qualidade.

Neste momento Morten Harket grava o clip em Los Angeles/EUA, aos fãs brasileiros basta agora esperar a vinda do artista novamente ao Brasil, para mais um momento de suprema entrega e total êxtase musical.

E é claro, não podia faltar o grande convite. Queremos saber sua opinião sobre a nova canção do Morten Harket.
Com vocês: Brother

Queremos saber sua opinião sobre esta canção, escreva para gente. Deixe aqui seu recado. 

Artigo: Eli Antonelli, jornalista, colaboradora www.cafesaborleituras.com.br
ou escreva para imprensaeliantonelli@globo.com