Projeto
do livro Dulcinéia Catadora e oficinas da exposição The Art of Storytelling
Com
curadoria de Selene Wendt do Projeto Arte Global para Museu de Arte
Contemporânea (MAC), Niterói, Brasil
A
arte de contar histórias é uma exposição temática que apresenta artistas
contemporâneos internacionais cujo trabalho é inspirado pela literatura e
poesia. Com curadoria de Selene Wendt especificamente para Museu de Arte
Contemporânea (MAC) de Niterói, no Brasil, a exposição está confirmada
para 11 a 24 junho de julho de 2016. A
exposição coincide com a re-inauguração do MAC, que foi fechado para reformas
há mais de um ano. The Art of Storytelling é dividido em várias partes, que
terá lugar tanto no MAC e em locais adicionais em Niterói.
Para
refletir a importância da dimensão social do projeto de exposição foi
desenvolvido um projeto especial do livro em colaboração com Lucia Rosa do
Dulcinéia Catadora coletiva, baseada em São Paulo, de artistas / escritores /
catadores que ativamente engajados jovens da comunidade local e no vizinho
Morro do Palácio favela, proporcionando uma oportunidade única para a expressão
literária e artística. O projeto do livro representa uma abordagem altamente
inovadora para a prática de arte colaborativa que usa ativamente arte e
literatura como ferramentas vitais para implementar a mudança em um nível
social.
O
artista Dulcinéia Catadora / escritores coletivas, com sede em São Paulo,
Brasil, publica poesia e contos sob a forma de pequenos livros de papelão.
Estas publicações, que são e costurados um por um pintado à mão, são o eixo
central de seu processo criativo, com sustentabilidade e empoderamento como
valores fundamentais da coletiva. O artista Lúcia Rosa lançou Dulcinéia
Catadora em São Paulo em 2007, com Peterson Emboava após ambos trabalharam na
27ª Bienal de São Paulo com Eloísa Cartonera, o artista argentino / escritores
colectivas que começaram esta prática em 2003. Tendo já publicou 107 títulos,
Dulcinéia Catadora segue um caminho idealista que lhes permite promover jovens
e inéditos autores, abrindo para novas narrativas e oportunidades dentro da literatura
contemporânea latino-americana.
Usando
arte e literatura como ferramentas para a mudança social
Nós
desenvolvemos uma série de workshops para produzir 500 papelão one-of-a-kind
cobre para The Art of Storytelling catálogo da exposição / livro. Mais
especificamente, os jovens do local, o Morro vizinha fazer Palacio favela, bem
como catadores e estudantes de escolas locais, estará diretamente envolvida no
resultado real do livro na medida em que ele vai refletir seus sonhos,
aspirações, histórias e idéias . O livro apresenta informações sobre a
exposição, bem como a documentação de vários aspectos das oficinas, além de uma
introdução por Mario Vargas Llosa, contos e poemas de Fabio Morais, Paulo
Scott, Sérgio Sant'Anna, Douglas Diegues, bem como poemas e fotografias de
jovens participantes.
O
processo criativo envolvido envolver os jovens a pintar as tampas cortadas de
caixas de papelão à mão livre e com a ajuda de stencils. O processo artesanal
significa que cada tampa é uma tampa original criado a partir de caixas de
papelão reciclados. É importante ressaltar que o trabalho com jovens da favela
requer um compromisso de longo prazo e confiança. Portanto, as oficinas teve
lugar durante um período de vários meses que antecederam a publicação e exposição.
Expondo
os jovens a literatura era um aspecto essencial das oficinas, e cada oficina
começou com Lúcia Rosa ler um poema e uma história curta. Uma vez que as
oficinas estavam em andamento convidamos escritores e artistas adicionais para
se encontrar com e inspirar os jovens participantes. Os convidados incluíram
Magne Furholmen e Rosana Ricalde, que também estão participando como artistas
na exposição, bem como o escritor Paulo Scott.
Magne
Furuholmen, participou de um workshop no dia 28 de setembro, onde se envolveu
participantes para carimbar palavras em blocos de argila em massa, resultando
em esculturas de graffiti, como que gradualmente dissolvidos e decadência no
tempo que levaram para a exposição. Seus monotipias e esculturas da série
"As construções literárias '2015 foram a fonte de inspiração para a
participação da Magne Furuholmen na oficina.
Cada
monotipia apresenta uma grande letra que o fundo, que pode ser lido a partir de
uma distância como as construções LITERÁRIAS palavra. Close-up pode-se ler as
palavras que derivam as letras nestas duas palavras, resultando em fragmentos
lingüísticos como "algodão não sensical ',' utensílios erotica oculares
',' surrealista estacionária", etc. Em uma abordagem da linguagem e do
texto que é semelhante a interpretações de textos literários de Elida Tessler,
este trabalho baseia-se na ideia de que existem 5 500 palavras alternativas que
podem ser derivadas estritamente das letras no literário construir no idioma
Inglês sozinho. Como um artista com um interesse de longa data no jogo entre
imagem e texto, e como poeta e compositor em seu próprio direito, o jogo entre
texto e imagem na obra de Magne Furuholmen é poética e literária, no sentido
mais abstrato.
O
trabalho de Dulcinéia Catadora, em geral, é impulsionado por ideais bem
definidos. Eles fornecem uma plataforma para a expressão artística e literária
para as pessoas cujas vozes de outra forma não ser ouvido e para os mais
desfavorecidos da sociedade, razão pela qual Dulcinéia Catadora também paga os
trabalhadores dos Cooperativa de Reciclagem (catadores) que são membros do
coletivo Dulcinéia Catadora para o livros que eles fazem. Com The Art of
Storytelling projeto do livro, tanto a juventude e os catadores que estavam
envolvidos foram directamente compensados pelo seu tempo e participação.
O
que torna o projeto e oficinas de arte de contar histórias livro tão especial é
que ele proporcionou uma oportunidade única para capacitar jovens carentes
dentro do contexto de uma importante exposição internacional em um museu
brasileiro estabeleceu. Ao trazer a juventude para o projeto, numa fase
inicial, com arte e literatura como nossas ferramentas, procuramos capacitar os
jovens e garantir que suas vozes fossem ouvidas em termos das tampas pintados à
mão, o conteúdo da publicação, e também em relação a um trabalho coletivo que
se tornará uma parte importante e vital da própria exposição.
A
conclusão bem sucedida deste projeto sinaliza a primeira etapa de uma visão de
longo prazo para revitalizar toda a comunidade envolvente Museu de Arte
Contemporânea, Niterói. Isso inclui colaborações com instituições próximas,
como Museu Janete Costa de Arte Popular e Solar do Jambeiro, a revitalização da
vizinha Ilha de Boa Viagem para restaurá-lo para um local de encontro cultural,
e um aumento global de iniciativas socialmente engajadas que irá criar uma
duradoura e um diálogo significativo entre a comunidade local e Museu de Arte
Contemporânea, Niterói. Em última análise, o impacto e os benefícios sociais do
The Art of Storytelling projeto do livro continuará a ressoar além do prazo das
oficinas e exposições para beneficiar todos os envolvidos.
Lista
de artistas participantes na exposição
Gilvan
Barreto, Dulcinéia Catadora, Marilá Dardot, Magne Furuholmen, Lobato &
Guimarães, William Kentridge, Cristina Lucas, Fabio Morais, Ernesto Neto, Ulf
Nilsen, André Parente, Rodrigo Petrella, Rosana Ricalde, Eder Santos, Valeska
Soares, Elida Tessler, Sergio Bernardes / Guilherme Vaz e Nina Yuen.
Para
obter informações mais relevantes consulte os seguintes links:
www.theglobalartproject.no
www.dulcineiacatadora.com.br
O
filme 13 minutos sobre o projeto Dulcineia Catadora para The Art of
Storytelling:
https://vimeo.com/162296776
Google
Tradutor para empresas:Google Toolkit de tradução para appsTradutor de
sitesGlobal Market Finder
0 Comentários
eliantonellijornalismo@gmail.com