A década de 80 foi intensa na área cultural. Ela produziu artistas que até hoje imperam no gosto popular e seduziram a crítica, mas produziu muitos sucessos instantâneos, também. Bandas que estouraram com uma única música que grudava como chiclete, mas que não sobreviveram ao segundo LP (Sim, LP).

E pra matar a saudade e apresentar à nova geração, que por ventura, ainda não conheça, o jornal Café Sabor Leituras traz como dica de livro “ALMANAQUE ANOS 80” Lembranças e curiosidades de uma década divertida de Luiz André Alzer & Mariana Claudino da Editora Ediouro. Durante esta semana, citaremos alguns destaques da obra.

Vem com a gente nesta viagem à década das ombreiras, roupas coloridas e boa música?
Primeira dose de lembrança:
Na página 128, os autores trazem o capítulo “Grupos de Rock de um sucesso só ... (ou dois, vá lá). Num sequência divertida, você é convidado a relembrar os grandes sucessos que sumiram como um vento forte, que vem, arrasa e some.

JOÃO PENCA E SEUS MIQUINHOS AMESTRADOS: Tinha nove integrantes  quando surgiu acompanhando Eduardo Dusek no célebre disco Cantando no Banheiro, de 1982. Depois, perdeu Leo Jaime, que partiu para carreira solo, e foi minguando, até se estabilizar como o trio Avellar Love, Bob Gallo e Selvagem Big Abreu. Lançou uma penca de hits, todos na linha pop deboche, como Lagrimas de Crocodillo, Pop Star e Calúnias (do refrão “Telma eu não sou gay”, também gravado por Ney Matogrosso).



FAUSTO FAWCETT E OS ROBÔS EFÊMEROS Katia Flavia, a louraça Belzebu e godiva de Irajá, virou a musa das rádios. Foi um dos primeiros raps gravados no país. Mesclando música teatro e performance, Fausto Fawcett detonou seus Exocets em 1987, mas ficou nisso. Só nos ano 90 reapareceu no show de louras Básico Instinto.

Fausto é jornalista e autor teatral, roteirista. E esta mistura agradou em cheio teatro, música e poesia. Com o livro "Santa Clara Poltergeist", que ele transformou em show, deu destaque a primeira loira de uma série "Regininha Poltergeist" em 1993 foi a veste de Marinara, com o livro show e programa de tv Básico Instituto.


Regininha foto ego globo

UNS E OUTROS – Muita gente ouviu pela primeira vez achou que era Legião Urbana, por causa da voz de Marcelo Hayena, que lembra a de Renato Russo. O grupo lançou um punhado de discos, mas ficou preso ao seu único grande sucesso nacional: Carta aos Missionários.


E você lembra dessas músicas? O que estava fazendo nesta época? Quais outas bandas você lembra desta época. Escreva para gente. 
Essas músicas dinâmicas e divertidas deixaram muita saudade na geração que acompanhou essa energia contagiante. Almanaque anos 80 pode ser encontrado na livrarias Saraiva, acesse http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/165372/almanaque-anos-80

Matéria: Café Sabor Leituras - Acompanhe https://www.facebook.com/cafecomleituras