Nos dias 27 e 28 de junho de 2013 será realizado em Curitiba a III edição do Simpósio Nacional de Reciclagem Agrícola:  Resíduos de Origem Urbana, Rural, Industrial e grandes geradores comerciais evento integrado com a ReciclAção 2013.

Especialistas de varias instituições do Brasil estarão presentes para debater e procurar alternativas para a questão da logística reversa com ênfase na reciclagem agrícola de resíduos de origem urbana, rural, industrial e de grandes geradores do comércio. O evento contará com a presença de vários especialistas que tratarão do tema  com objetivo de encontrar soluções e alternativas para a reciclagem agrícola sustentável, visando o reaproveitamento dos lodos de esgoto e dos resíduos orgânicos. Aspectos a se considerar em projetos e políticas publicas.

Serão abordados tema como: a destinação adequada de resíduos com potencial para serem reciclados como fonte de nutrientes para solos degradados. Pretende-se discutir o papel  dos diferentes atores neste processo, governo, comunidade, iniciativa privada, organizações cooperativistas, associativas e terceiro setor.

A logística reversa é hoje exigida por lei federal (12.305/10). No entanto há questões  conceituais, técnica, legais, tributaria, operacionais e comportamentais a serem vencidas para permitir o aproveitamento racional dos resíduos.

 Para discutir o tema e buscar alternativas, estarão presente representantes dos diferentes setores da economia e da sociedade.

Da Universidade de São Paulo – USP estará presente o Engenheiro Agrônomo e professor Godofredo Cesar Vitti que falara sobre o uso do gesso na agropecuária.

O governo do Paraná estará  presente através da Secretaria da Fazenda com apresentação do Secretário de Finanças Dr. Luiz Carlos Hauly  que falará sobre a adequação do sistema tributário ás necessidades da logística reversa.

O CREA PR estará presente através da câmara de saneamento discorrendo sobre PGRS – Aspectos a se considerar na abertura de empresas na área de reciclagem agrícola, o tema será apresentado pelo Engenheiro Ambiental  e presidente da Associação dos Engenheiros Ambientais do Paraná Renato Muzzolon Júnior.

O Engenheiro Agrônomo  Adilson R. Kososki estará representando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA apresentando o tema, a reciclagem agrícola de resíduos na produção integrada em sistemas agropecuários: avanços do Brasil para um mercado globalizado.

A Engenheira Agrônoma Dra. Adriana M. Moreno Pires da Embrapa Meio Ambiente CNPMA estará falando sobre a Resolução Conama 375: oque pode ser melhorado.

Logística Reversa: as duvidas e dificuldades enfrentadas pelo setor comercial e industrial no Paraná serão explanadas pelo Dr. Paulo C. Nauiack presidente do CORE PR e Vice presidente da Federação do Comércio do Paraná – FECOMÉRCIO.

O evento é uma promoção da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná – AEAPR-Curitiba com o apoio Conselho Regional de Engenharia e Agronomia CREA PR, Instituo de Engenharia do Paraná IEP, Secretaria da Agricultura e do abastecimento do Paraná SEAB, Sociedade Brasileira de Ciência do Solo SCBS e Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná FEAP.

Público;
O público alvo será constituído por formadores de opinião e por profissionais que atuam em diversas áreas da engenharia, agronomia, biologia, administração e do direito público e privado, técnicos de nível superior e médio, empresários da área de saneamento ambiental, gestão de resíduos sólidos, grandes geradores, gestores de condomínios, empresários do agronegócio, autoridades, professores, estudantes e todos aqueles que atuam na gestão de resíduos. Prefeitos, secretários e servidores públicos municipais, estaduais e federais. Organizações industriais, comerciais, cooperativistas e associativas.

Veja mais; Programa completo e inscrições através do site: WWW.MONTEBELLOEVENTOS.COM.BR
Fonte / Serviço;
Feira ReciclAção EXPOMAI 2013
Data: 26 a 29 de junho de 2013
Evento Associado: III Simpósio de Reciclagem Agrícola
Data: 27 e 28 de junho
Contato: montebello@montebelloeventos.com.br