Com o objetivo de discutir e apresentar propostas e soluções para a questão da destinação adequada de resíduos de origem urbana, rural, industrial e de grandes geradores que possuam potencial para serem reciclados como fonte de nutrientes e de matéria orgânica para solos e sistemas agrícolas e o papel dos diferentes atores neste processo: é que a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (AEAPR-Curitiba) com a Montebello eventos estarão realizando a terceira edição do Seminário Nacional de Reciclagem Agrícola: Resíduos de origem urbana, rural, industrial e grandes geradores –S-N-R-A.

O Evento de cunho técnico cientifico acontece no período de 26 a 29 de Junho de 2013   associado com 8ª. Edição da ReciclAção.Expoplástico – Feira de Fornecedores para Meio Ambiente Industrial,  Reciclagem e Indústria do Material Plástico.
O evento tem como objetivo apresentar aos participantes, de forma técnico - cientifica e aprofundada, questões atuais e relevantes a respeito da geração, gestão, tratamento e disposição final de resíduos, permitindo a discussão do tema por representantes dos diferentes setores da economia e da sociedade civil. Promover a inserção dos municípios paranaenses e as organizações associativas produtivas, indústria e comércio na questão da geração, gestão e da logística reversa com vistas à reciclagem agrícola, de modo a atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos. (Lei 12.305/10).

Justificativa:
Pretende-se com este trabalho, sensibilizar e motivar todas as profissões brasileiras, o empresariado nacional, o estado brasileiro as associações e federações dos variados setores produtivos e as cooperativas nacionais a atuar profissional e politicamente por meio de seu envolvimento nos diferentes elos de cadeias produtivas que precisam de coleta, gestão, tratamento, conversão em produto, armazenamento, transporte, aplicação e monitoramento do efeito e do uso de resíduos de origem urbana, rural, industrial e comercial na produtividade e qualidade da indústria nacional.

Feira de Negócios:
Expositores: Mais de 80 stands estão disponibilizados para empresas fornecedoras de máquinas, equipamentos produtos e tecnologias para o meio ambiente industrial, reciclagem e indústria do material plástico apresentarem alternativas e soluções para transporte, logística e transformação de produtos. Na ReciclAção.Expoplástico 2013 os participantes terão a oportunidade de conhecer tecnologias, produtos, serviços e soluções cientificas e mercadológicas para a correta destinação, gestão e logística reversa dos resíduos gerados.
O público alvo será constituído por profissionais com especialização, empresários e administradores da indústria, comercio, cooperativas, associações, federações, sindicatos, autoridades, professores, estudantes e todos aqueles que atuam nas áreas de material plástico, reciclagem, logística reversa, saneamento ambiental e meio ambiente industrial.

O evento contribui de forma decisiva para a aproximação entre comunidade científica, setores público, privado, industrial e comercial no sentido de estimular a geração de contatos e a realização de negócios entre fornecedores e consumidores do setor.

A Reciclação.Expoplástico 2013 tem o apoio da: Aeapr-Curitiba, Aecic, Acp, Abividro, Abeaço, Abralatas, BRDE, CREA PR, Cempre, Feap, Fecomércio, Fundação Avina, Inesfa, Revista Geração Sustentável, Revista Bem Público, Simpep, Sindinesfa, Jornal do Meio Ambiente, Portal Biomassa, entre outros.

Do envolvimento de formadores de opinião e decisores como; gestores e administradores dos setores público e privado e de profissionais com formação técnico-científica e consciência cidadã, dependerá a viabilidade e a sustentabilidade de casos como estes que serão apresentados na RECICLAÇÃO.EXPOPLÁSTICO 2013.