De 26 a 29 de junho de 2013 acontece em Curitiba a 8ª edição do evento RECICLAÇÃO EXPOMAI - Feira de Fornecedores para o Meio Ambiente Industrial e Reciclagem.
Varias empresas e instituições fornecedoras de equipamentos, tecnologias e serviços para o setor de reciclagem e meio ambiente industrial estão aderindo e participando como apoiadores e expositores no evento. Entre as empresas que já confirmaram participação, está o Instituto Reciclar de Curitiba.

O Instituto é um agente de divulgação das atividades de reciclagem junto a empresários do setor. O coordenador Antonio Cabanilhas explica que as ações facilitam o processo de logística reversa, que atende as leis federais em especial a lei 12.305/2010. Atua como agente parceiro do governo e agente integrador unindo atividades da área de reciclagem. “Nosso objetivo é junto à sociedade e setor privado levar novas ideias, projetos e em especial a dinâmica de fazer parcerias. Para os empresários demonstraremos modelos de reciclagem, novidades na área técnica, apresentações de soluções de sucesso e exemplos específicos de desmontes”, diz.

  
Ele afirma que o trabalho envolve as pessoas envolvidas no processo de reciclagem e para esses existe a possibilidade real de profissionalização, fornecendo material de treinamento, formação e educação. “Usamos uma  linguagem própria e bem focada na área”,diz. O instituto atua ainda com  entidades associativas como a Fecomércio e a FIEP com ideias concretas de promoção e efetivação da reciclagem setorial.

Durante a feira, o Instituto Reciclar irá apresentar aparelhos eletrônicos computadores e monitores na forma de uso e ao lado desses o processo de desmontagem para demonstrar ao público como é feito o reaproveitamento e a logística reversa dos resíduos eletrônicos.

O coordenador informa que o Instituto está com várias ações em andamento. Entre os projetos novos a criação em cada bairro de Curitiba de um posto de coleta” O objetivo é que os moradores tenham a facilidade do descarte dos resíduos sólidos eletrônicos. Esse trabalho já esta sendo executado em alguns bairros de Curitiba, contando com o apoio de associações de moradores, da Paróquia e de Colégios do sistema estadual de ensino. Já temos um fluxo bimensal de coleta”, explica.

Conheça mais o instituto: acesse o site www.irtc.com.br

A Feira:
Expositores: Mais de 80 stands estão disponibilizados a empresas e instituições vindas de várias regiões do Brasil para apresentar alternativas e soluções ambientais para municípios, indústria e comércio. Na ReciclAção.Expomai 2013 os participantes terão a oportunidade de conhecer tecnologias, produtos, serviços e soluções cientificas e mercadológicas para a correta destinação, gestão e logística reversa dos resíduos gerados.

Público Alvo: O público alvo será constituído por profissionais com especialização no setor atuantes nas diversas áreas da engenharia ambiental, cívil, química, agronômica, biologia, administração pública e privada, técnicos de nível superior e médio, empresários e administradores da indústria, comercio, cooperativas, associações, federações, sindicatos, autoridades, professores, estudantes e todos aqueles que atuam nas áreas de reciclagem, logística reversa, gestão de resíduos, desenvolvimento e uso de energias alternativas, saneamento ambiental, biomassa e meio ambiente industrial no ambiente urbano e rural.

Apoiadores: A Reciclação.Expomai 2013 tem o apoio da: Aeapr-Curitiba, Aecic, Acp, Abividro, Abeaço, Abralatas, Camara de Comercio Brasil - China - Taiwan, CREA PR, Cempre, Feap, Fecomércio, Fundação Avina, Inesfa, Revista Geração Sustentável, Revista Bem Público, Simpep, Sindinesfa, Jornal do Meio Ambiente, Portal Biomassa, entre outros.

Do envolvimento de formadores de opinião e decisores como; gestores e administradores dos setores público e privado e de profissionais com formação técnico-científica e consciência cidadã, dependerá a viabilidade e a sustentabilidade de casos como estes que serão apresentados na RECICLAÇÃO.EXPOMAI 2013.

“Recicle seus conceitos e associe a marca de sua empresa a um evento que gera negócios, sustentabilidade e multiplica a consciência sócio ambiental.”

APRESENTE AQUI SUA EMPRESA!