Marli J Santos, da AEAPR-Curitiba; Valdir Bello, da Monte Bello Eventos, Norberto A. Ortigara, Secretário de Estado e Luis A. C. Lucchesi, Presidente FEAP.

Nesta segunda-feira (21), o Secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná – SEAB/PR, Sr. Norberto Ortigara, recebeu o presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná - FEAP e professor da UFPR, Engenheiro Agrônomo, Luiz Lucchesi e do coordenador da Monte Bello Eventos, Valdir Bello.

O Objetivo foi apresentar ao Secretário os motivos do evento Simpósio Nacional de Reciclagem Agrícola: resíduos de origem urbana, rural, industrial e grandes geradores comerciais, evento que tem a promoção da FEAP e será realizado simultâneo com a 8ª. Edição da Reciclação,Expomai – Feira de Fornecedores para o Meio Ambiente Industrial e Reciclagem.

O Presidente da FEAP sugeriu ao secretario parceria para que a SEAB junto com outras instituições gestoras integrem e apóiem o evento, que ao longo de suas oito edições vem se tornando um instrumento de divulgação e apresentação de programas, produtos, ciência e tecnologia em favor da sustentabilidade ambiental e da logística reversa através da reciclagem no ambiente urbano, rural e industrial.

Bello destacou que o evento tem cumprido seu papel ao longo desses anos que é de fomentar o desenvolvimento sustentável por meio da promoção das empresas e instituições que trabalham com os processos de reciclagem e reutilização de resíduos industriais, uso de energias alternativas e renováveis, gerando negócios inclusão e consciência sócio ambiental”.

Pretende-se com este evento, sensibilizar e motivar todas as profissões brasileiras, o empresariado nacional , o estado brasileiro as associações e federações dos variados setores, as cooperativas nacionais e a população em geral a atuar profissional e politicamente nesta excepcional oportunidade que hora se apresenta, diz".

O Secretário avaliou como positiva a proposta da Feira Reciclação.Expomai  e do Seminário de Reciclagem Agrícola e Logística Reversa declarando que acha muito importante essa preocupação séria das entidades quanto ao meio ambiente e os resíduos gerados em nosso dia a dia“. Cada vez mais se busca essa destinação adequada dos resíduos industriais, agrícola e da pecuária. É importante estar sempre considerando todas as oportunidades que nos remetem para soluções em busca da redução de custos nesses processos. Fico contente com esta iniciativa e apoio a categoria agronômica na busca de parcerias que realmente estejam alinhadas em resolver os problemas ambientais em favor da agricultura e do meio ambiente de um modo geral. Esse tipo de iniciativa proposta pela FEAP sempre nos enaltece e a SEAB se propõe a ser parceira, juntamente com outras organizações que compõem a Secretaria para dar visibilidade e massificar este evento em prol da sustentabilidade ambiental”, diz.

Na oportunidade, o presidente Lucchesi apresentou ao Secretário o Programa Água Limpa – Solo Fértil, que teve origem a partir da monção aprovado no XXVII Congresso Brasileiro de Agronomia Sustentável & Brasil Viável realizado em setembro de 2011 em São Luis no Maranhão, que apóia a “Reciclagem Agrícola de Resíduos de Origem Urbana, Rural e Industrial com vistas à Despoluição de Águas e Recuperação de Solo Degradados sob o programa ABC – Tema que será amplamente debatido da Reciclação 2013. O projeto foi devidamente protocolado na Secretária para posterior análises.


Veja mais em: www.montebelloeventos.com.br

Fonte / Serviço:
Feira ReciclAção EXPOMAI 2013
Data: 26 a 29 de junho de 2013
Evento Associado: III Simpósio de Reciclagem Agrícola
Data: 27 e 28 de junho
(41) 3022-0383