fONTE: APP http://www.appsindicato.org.br/Include/Paginas/noticia.aspx?id=8041


Neab/UFPR realiza evento com a presença de Carlos Moore

Intelectual cubano lança obra sobre racismo em Curitiba; evento contará com mais lançamento e música
O cubano radicado na Bahia Carlos Moore, um dos mais importantes intelectuais negros da atualidade participa nesta terça-feira (11), às 18h30, na Reitoria da UFPR, em Curitiba, de um encontro promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros Neab/UFPR. Moore relançará em Curitiba o livro "Racismo e Sociedade - Novas Bases Epistemológicas para entender o racismo", da editora Nandyala.
Moore é doutor em ciências humanas e em etnologia pela Universidade de Paris e chefe de Pesquisa na Escola para Estudos de Pós-Graduação e Pesquisas na Universidade do Caribe, em Kingston, na Jamaica. A obra tem a proposta de revelar discussões mais profundas do racismo, busca esclarecer opiniões e quebrar distorções produzidas por informações expostas por tantas vezes na academia e imprensa.
Por meio de análises bibliográficas atualizadas, Moore recoloca a problemática da gênese histórica do racismo e questiona a relação que se tenta estabelecer hoje entre racismo e a modernidade ocidental, por causa da noção de raça, que teria dado sustentação cientifica às raízes do racismo.
Música - Além da presença de Moore, o encontro contará com muita música africana e música brasileira com influência africana. O professor Abel Ribeiro dos Santos, especialista na temática da musicalidade realizará uma intervenção para falar sobre a musicalidade afro-brasileira e realizar uma apresentação de canto, com músicas de Angola, Bahia e Rio de Janeiro.
Anped - No encontro haverá ainda o lançamento da obra "Relações étnico-raciais, educação e produção do conhecimento: 10 anos do GT 21 da Anped". O livro reúne os trabalhos apresentados durante a reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) de 2011 e integra as comemorações em torno dos 10 anos de criação do GT 21, o GT Educação e Relações Étnico-Raciais na Anped.
As inscrições para o encontro devem ser feitas por e-mailuniafro2008@yahoo.com.br
O local é a Sala Homero de Barros, no Edifício Dom Pedro I da Reitoria