fOMOS PREMIADOS NA CATEGORIA REPORTAGEM IMPRESSA DO PRÊMIO SANGUE BOM DE JORNALISMO, SEGUE MATÉRIA COMPLETA.
05/12/2012
Em noite de festa entre os jornalistas, diversos trabalhos mostraram a excelência do jornalismo no estado
O 7º Prêmio Sangue Bom do Jornalismo Paranaense reuniu na noite de terça-feira (4), na PUCPR, os profissionais do estado para a entrega dos troféus aos vencedores. Ao todo foram 60 trabalhos inscritos e o que se viu foi inovação, profissionais que demonstraram a boa prática do jornalismo em diversas modalidades. Nas 12 categorias que concorreram ao prêmio, os jornalistas apresentaram muita informação de interesse à sociedade, com qualidade técnica e vanguarda no processo de comunicação. “Algumas delas não obtiveram inscrições suficientes para concorrer ao prêmio, mas todos os trabalhos foram avaliados e recebem menção honrosa juntamente com um parecer técnico da comissão avaliadora”, explicou Cristiane Lebelem, diretora do Sindijor, sobre o cuidado que a comissão organizadora teve para garantir a lisura da competição. “Por isso, foram convidados profissionais da grande imprensa de diversas regiões do país, assim como professores de universidades e representantes sindicais que integram a FENAJ”, completa Lebelem.
“É importante esta reunião de profissionais de diferentes regiões do Paraná. Esta não é uma premiação em dinheiro, e ressalta um caráter de competição pela busca da qualidade, enfatizando a importância de diversos segmentos que fazem parte do jornalismo. Valoriza todos os profissionais envolvidos na produção de uma reportagem, nos diversos meios, da imagem, do rádio, das assessorias e das artes gráficas”, diz Guilherme Carvalho, presidente do Sindijor-PR.
Muito se viu na premiação, desde emoção ao receber o prêmio, como – pela primeira vez – um personagem da reportagem presente para prestigiar a entrega do troféu. Foi o que aconteceu quando, na categoria “Reportagem para TV”, Vinicius Goleiro – como é conhecido o jovem com duas próteses nas pernas e que tem o sonho de vestir a camisa do seu time do coração – Coritiba Foot Ball Club; recebeu emocionado o troféu de 2º colocado em nome de Guilherme Rivarolli, Roberto Drischel e Simone Hubert da RICTV Record.
As quebras de protocolo deram um ar mais descontraído ao evento, principalmente quando os profissionais que entregavam os troféus passavam a palavra aos jornalistas que produziram os trabalhos. Foi assim na categoria “Reportagem Impressa”, quando a jornalista Bruna Maestri relatou como foi feita a “Série Retratos do Paraná”, publicada no jornal Gazeta do Polvo. “Percorremos mais de 10 mil km. Conseguimos fazer um diagnóstico do estado”, explicou Maestri, que ao lado de Anderson Gonçalves, Diego Antonelli, Diego Ribeiro, Cintia Junges, FabiulaWurmeister, Marcus Ayres e Mauri König, ficaram em 1º lugar na categoria.
Não faltou o devido manifesto da categoria, como o protagonizado pelo vencedor da categoria “Reportagem para Rádio”, Fabio Buchmann, da Rádio CBN: “divido esse prêmio com minha família e equipe. O Sangue Bom é um afago para o jornalismo. Se é a reportagem a essência da profissão, por que o jornalista ganha tão mal?” – sendo aplaudido pela plateia de cerca de 120 pessoas presentes no auditório da PUCPR.
Também, na categoria “Assessoria de Imprensa”, o jornalista Claudio Stringari Marques, da Central Press, deixou claro que assessoria e jornalismo se complementam. “Faço questão de me inscrever no prêmio. As pessoas acham que a gente esquece o que é jornalismo pelo fato de estar em assessoria, mas fazemos jornalismo diariamente, é o que amamos fazer”, desse Marques, vencedor com o trabalho “Reposicionamento de Rede de Hotéis Deville na Imprensa”.
O momento mais emocionante veio no final. Quando as cortinas quase se fechavam, lá estava, todo assustado pelo atraso (devido ao trânsito da capital paranaense), o jornalista da cidade de Chopinzinho, sudoeste do Paraná, 2º colocado na categoria “Reportagem para Rádio”, o profissional Wisland Schneider. “Faz tempo que concorro ao prêmio, desde 2005 ou 2006, quando me filiei ao Sindijor. Para alguns receber um, dois ou mais troféus não significa muita coisa, mas pra mim, isso aqui é mais que um troféu. Me sinto bastante honrado. Esse prêmio é de Chopinzinho, é do sudoeste, é de todos os jornalistas do Paraná”, disse emocionado Schneider.
Em conversa após a premiação, perguntado sobre a importância do evento para o interior do estado, Wisland explicou que “falta a nossa classe mais união. Busco esse prêmio há anos e agora deixo meu nome da história do Sindijor”. Outro representante do sudoeste, da TV Sudoeste – Rede Celinauta, e 3º lugar na categoria “Reportagem para TV”, o jornalista Ari Ignácio de Lima, explicou que “o Prêmio Sangue Bom representa para o interior o crescimento da qualidade. O Prêmio dá visibilidade aos jornalistas de outras regiões”, disse Lima, que trabalha em Pato Branco.
Homenagens
O Sindijor-PR homenageou o Repórter Fotográfico Osvaldo Ribeiro com mais de meio século de experiência na área. Outra homenagem foi feita ao jornalista Julio Assumpção Malhadas Junior por seus 35 anos como assessor de imprensa.
A diretoria do Sindicato agradece e faz questão de homenagear trabalhadores que são exemplo em suas áreas de atuação.
Agradecimentos
O Sindijor-PR agradece a Itaipu Binacional pelo patrocínio do evento. Também ao apoio da PUCPR (Escola de Comunicação e Artes), e do Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná. Assim como a todos os órgãos de imprensa que cobriram o evento, a ARFOC e aos profissionais do Sindijor-PR. E um agradecimento especial a todos os jornalistas que inscreveram os 60 trabalhos e nos premiaram com informação de qualidade, inovação e valorização do jornalismo.
Segue lista dos vencedores por categoria:
Reportagem Impressa
1º lugar
Título: Série Retratos Paraná
Nome: Anderson Gonçalves, Bruna Maestri, Diego Antonelli, Diego Ribeiro, Cintia Junges, Fabiula Wurmeister, Marcus Ayres, Mauri König Véiculo : Jornal Gazeta do Povo
2º Lugar
Título: Infância à Deriva
Nome: Mauri König e Jonathan Campos
Véiculo: Jornal Gazeta do Povo
3º Lugar
Título: ” MP Avalia discriminação em livros didáticos pela prefeitura”
Nome: Eli Cristina Antonelli
Veículo: Jornal de Londrina
Reportagem para Rádio
1º Lugar
Título: Resgate na Rua
Nome: Fábio Tomich Buchmann
Veículo: Rádio CBN
2º Lugar
Título: Relembre a conquista do Caramuru- Campeão da Taça Paraná de 82
Nome: Wisland Schneider
Veículo: Rádio Chopinzinho
3º Lugar
Título: Assembleia Sitiada
Nome: Fábio Tomich Buchmann
Veículo: Rádio CBN
Reportagem para a TV
1º Lugar
Título: “Mysion an Fini “- Missão Cumprida ,no Haiti, O Trabalho dos Militares Paranaenses na Missão de Paz da ONU.
Nomes: Paulo Martins, Vanessa Rumor, Sandra Gardinal
Veículo: TV RPC
2º Lugar
Título: Vinícius Goleiro
Nome: Guilherme Rivarolli
Veículo: RICTV Record
3º Lugar
Título: “Energia renovável que vem das florestas : Desafios e Oportunidades”
Nome: Ari Ignácio de Lima
Veículo: TV Sudoeste – Rede Celinauta
Fotografia
1º Lugar
Título: Destruição em Morretes
Nome: Franklin de Freitas
Veículo: Jornal do Estado
2º Lugar
Título: Estudantes invadem a Assembleia Legislativa
Nome: Franklin Freitas
Veículo: Jornal do Estado
3º Lugar
Título: Requião, uma vocação de Ditador
Nome: Albari Rosa da Silva
Veículo: Jornal Gazeta do Povo
Artes Ilustração e Charge
1º Lugar
Título: Enquanto Isso no Ministério dos Transportes
Nome: Simon Taylor
Veículo: www.jornale.com.br
2º Lugar
Título: “Momentos Divinos”
Nome: Simon Taylor
Veículo: www.jornale.com.br
3º Lugar
Título: Quem Ama Surra?
Nome: Alexsandro Teixeira Ribeiro
Veículo: Jornal Marco zero
Página Diagramada
1º Lugar
Título: “Décadas de História”
Nome: Simon Taylor
Veículo: Revista New Holland em Campo nº 55
2º Lugar
Título: “Revolução Energética”
Nome: Simon Taylor
Veículo: New Holland em Campo nº 57
3º Lugar
Título: “O ICS é nosso!”
Nome: Simon Taylor
Veículo: Diário de Classe- Informativo do Ssmmac
Assessoria de Imprensa
1º Lugar
Título: Reposicionamento
da Rede de Hotéis Deville na Imprensa
Nome: Claudio Stringari Marques
Veículo: “Central Press”
2º Lugar
Título: Nex Coworking
Nome: Gibran Mendes
Veículo: Care2u! Comunicação
3º Lugar
Título: The Beatles Greats Hits By Soulution Orchestra
Nome: Claudio Stringari Marques
Veículo: “Central Press”
Menção Honrosa por categoria:
Internet
Título: “Prefeito Ducci gasta até 1000% a mais com exames feitos pelo Laboratório Municipal”
Nome: Manoel Ramires
Veículo: Site www.sismuc.org.br
Título: Ocupação da Assembleia Legislativa do Paraná
Nome: Denise Kelm Soares
Veículo: Site www.appsindicato.org.br
Reportagem para Impresso Sindical
Título: Deputados se recusam a votar o PL que homenageia a População Negra no Paraná
Nome: Denise Kelm Soares
Veículo: Jornal APP Sindicato
Título: “ Agressões em CMUM expõem crise de Gestão”
Nome: Manoel Ramires
Veículo: Jornal do Sismuc
Inovação na Comunicação da Informação
Título: Lançamento do Rum Captain Morgan
Nome : Claudio Stringari Marques
Veículo: “Central Press”
Reportagem para Impresso de Organização
Título: UO SUL- Uma História de Resistência e Excelência em produção
Nome: Davi Silvestre Macedo
Veículo: Revista dos Petroleiros Pr-SC
Por Regis Luís Cardoso
Foto: André Luís Rodrigues
O 7º Prêmio Sangue Bom do Jornalismo Paranaense reuniu na noite de terça-feira (4), na PUCPR, os profissionais do estado para a entrega dos troféus aos vencedores. Ao todo foram 60 trabalhos inscritos e o que se viu foi inovação, profissionais que demonstraram a boa prática do jornalismo em diversas modalidades. Nas 12 categorias que concorreram ao prêmio, os jornalistas apresentaram muita informação de interesse à sociedade, com qualidade técnica e vanguarda no processo de comunicação. “Algumas delas não obtiveram inscrições suficientes para concorrer ao prêmio, mas todos os trabalhos foram avaliados e recebem menção honrosa juntamente com um parecer técnico da comissão avaliadora”, explicou Cristiane Lebelem, diretora do Sindijor, sobre o cuidado que a comissão organizadora teve para garantir a lisura da competição. “Por isso, foram convidados profissionais da grande imprensa de diversas regiões do país, assim como professores de universidades e representantes sindicais que integram a FENAJ”, completa Lebelem.
“É importante esta reunião de profissionais de diferentes regiões do Paraná. Esta não é uma premiação em dinheiro, e ressalta um caráter de competição pela busca da qualidade, enfatizando a importância de diversos segmentos que fazem parte do jornalismo. Valoriza todos os profissionais envolvidos na produção de uma reportagem, nos diversos meios, da imagem, do rádio, das assessorias e das artes gráficas”, diz Guilherme Carvalho, presidente do Sindijor-PR.
Muito se viu na premiação, desde emoção ao receber o prêmio, como – pela primeira vez – um personagem da reportagem presente para prestigiar a entrega do troféu. Foi o que aconteceu quando, na categoria “Reportagem para TV”, Vinicius Goleiro – como é conhecido o jovem com duas próteses nas pernas e que tem o sonho de vestir a camisa do seu time do coração – Coritiba Foot Ball Club; recebeu emocionado o troféu de 2º colocado em nome de Guilherme Rivarolli, Roberto Drischel e Simone Hubert da RICTV Record.
As quebras de protocolo deram um ar mais descontraído ao evento, principalmente quando os profissionais que entregavam os troféus passavam a palavra aos jornalistas que produziram os trabalhos. Foi assim na categoria “Reportagem Impressa”, quando a jornalista Bruna Maestri relatou como foi feita a “Série Retratos do Paraná”, publicada no jornal Gazeta do Polvo. “Percorremos mais de 10 mil km. Conseguimos fazer um diagnóstico do estado”, explicou Maestri, que ao lado de Anderson Gonçalves, Diego Antonelli, Diego Ribeiro, Cintia Junges, FabiulaWurmeister, Marcus Ayres e Mauri König, ficaram em 1º lugar na categoria.
Não faltou o devido manifesto da categoria, como o protagonizado pelo vencedor da categoria “Reportagem para Rádio”, Fabio Buchmann, da Rádio CBN: “divido esse prêmio com minha família e equipe. O Sangue Bom é um afago para o jornalismo. Se é a reportagem a essência da profissão, por que o jornalista ganha tão mal?” – sendo aplaudido pela plateia de cerca de 120 pessoas presentes no auditório da PUCPR.
Também, na categoria “Assessoria de Imprensa”, o jornalista Claudio Stringari Marques, da Central Press, deixou claro que assessoria e jornalismo se complementam. “Faço questão de me inscrever no prêmio. As pessoas acham que a gente esquece o que é jornalismo pelo fato de estar em assessoria, mas fazemos jornalismo diariamente, é o que amamos fazer”, desse Marques, vencedor com o trabalho “Reposicionamento de Rede de Hotéis Deville na Imprensa”.
O momento mais emocionante veio no final. Quando as cortinas quase se fechavam, lá estava, todo assustado pelo atraso (devido ao trânsito da capital paranaense), o jornalista da cidade de Chopinzinho, sudoeste do Paraná, 2º colocado na categoria “Reportagem para Rádio”, o profissional Wisland Schneider. “Faz tempo que concorro ao prêmio, desde 2005 ou 2006, quando me filiei ao Sindijor. Para alguns receber um, dois ou mais troféus não significa muita coisa, mas pra mim, isso aqui é mais que um troféu. Me sinto bastante honrado. Esse prêmio é de Chopinzinho, é do sudoeste, é de todos os jornalistas do Paraná”, disse emocionado Schneider.
Em conversa após a premiação, perguntado sobre a importância do evento para o interior do estado, Wisland explicou que “falta a nossa classe mais união. Busco esse prêmio há anos e agora deixo meu nome da história do Sindijor”. Outro representante do sudoeste, da TV Sudoeste – Rede Celinauta, e 3º lugar na categoria “Reportagem para TV”, o jornalista Ari Ignácio de Lima, explicou que “o Prêmio Sangue Bom representa para o interior o crescimento da qualidade. O Prêmio dá visibilidade aos jornalistas de outras regiões”, disse Lima, que trabalha em Pato Branco.
Homenagens
O Sindijor-PR homenageou o Repórter Fotográfico Osvaldo Ribeiro com mais de meio século de experiência na área. Outra homenagem foi feita ao jornalista Julio Assumpção Malhadas Junior por seus 35 anos como assessor de imprensa.
A diretoria do Sindicato agradece e faz questão de homenagear trabalhadores que são exemplo em suas áreas de atuação.
Agradecimentos
O Sindijor-PR agradece a Itaipu Binacional pelo patrocínio do evento. Também ao apoio da PUCPR (Escola de Comunicação e Artes), e do Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná. Assim como a todos os órgãos de imprensa que cobriram o evento, a ARFOC e aos profissionais do Sindijor-PR. E um agradecimento especial a todos os jornalistas que inscreveram os 60 trabalhos e nos premiaram com informação de qualidade, inovação e valorização do jornalismo.
Segue lista dos vencedores por categoria:
Reportagem Impressa
1º lugar
Título: Série Retratos Paraná
Nome: Anderson Gonçalves, Bruna Maestri, Diego Antonelli, Diego Ribeiro, Cintia Junges, Fabiula Wurmeister, Marcus Ayres, Mauri König Véiculo : Jornal Gazeta do Povo
2º Lugar
Título: Infância à Deriva
Nome: Mauri König e Jonathan Campos
Véiculo: Jornal Gazeta do Povo
3º Lugar
Título: ” MP Avalia discriminação em livros didáticos pela prefeitura”
Nome: Eli Cristina Antonelli
Veículo: Jornal de Londrina
Reportagem para Rádio
1º Lugar
Título: Resgate na Rua
Nome: Fábio Tomich Buchmann
Veículo: Rádio CBN
2º Lugar
Título: Relembre a conquista do Caramuru- Campeão da Taça Paraná de 82
Nome: Wisland Schneider
Veículo: Rádio Chopinzinho
3º Lugar
Título: Assembleia Sitiada
Nome: Fábio Tomich Buchmann
Veículo: Rádio CBN
Reportagem para a TV
1º Lugar
Título: “Mysion an Fini “- Missão Cumprida ,no Haiti, O Trabalho dos Militares Paranaenses na Missão de Paz da ONU.
Nomes: Paulo Martins, Vanessa Rumor, Sandra Gardinal
Veículo: TV RPC
2º Lugar
Título: Vinícius Goleiro
Nome: Guilherme Rivarolli
Veículo: RICTV Record
3º Lugar
Título: “Energia renovável que vem das florestas : Desafios e Oportunidades”
Nome: Ari Ignácio de Lima
Veículo: TV Sudoeste – Rede Celinauta
Fotografia
1º Lugar
Título: Destruição em Morretes
Nome: Franklin de Freitas
Veículo: Jornal do Estado
2º Lugar
Título: Estudantes invadem a Assembleia Legislativa
Nome: Franklin Freitas
Veículo: Jornal do Estado
3º Lugar
Título: Requião, uma vocação de Ditador
Nome: Albari Rosa da Silva
Veículo: Jornal Gazeta do Povo
Artes Ilustração e Charge
1º Lugar
Título: Enquanto Isso no Ministério dos Transportes
Nome: Simon Taylor
Veículo: www.jornale.com.br
2º Lugar
Título: “Momentos Divinos”
Nome: Simon Taylor
Veículo: www.jornale.com.br
3º Lugar
Título: Quem Ama Surra?
Nome: Alexsandro Teixeira Ribeiro
Veículo: Jornal Marco zero
Página Diagramada
1º Lugar
Título: “Décadas de História”
Nome: Simon Taylor
Veículo: Revista New Holland em Campo nº 55
2º Lugar
Título: “Revolução Energética”
Nome: Simon Taylor
Veículo: New Holland em Campo nº 57
3º Lugar
Título: “O ICS é nosso!”
Nome: Simon Taylor
Veículo: Diário de Classe- Informativo do Ssmmac
Assessoria de Imprensa
1º Lugar
Título: Reposicionamento
da Rede de Hotéis Deville na Imprensa
Nome: Claudio Stringari Marques
Veículo: “Central Press”
2º Lugar
Título: Nex Coworking
Nome: Gibran Mendes
Veículo: Care2u! Comunicação
3º Lugar
Título: The Beatles Greats Hits By Soulution Orchestra
Nome: Claudio Stringari Marques
Veículo: “Central Press”
Menção Honrosa por categoria:
Internet
Título: “Prefeito Ducci gasta até 1000% a mais com exames feitos pelo Laboratório Municipal”
Nome: Manoel Ramires
Veículo: Site www.sismuc.org.br
Título: Ocupação da Assembleia Legislativa do Paraná
Nome: Denise Kelm Soares
Veículo: Site www.appsindicato.org.br
Reportagem para Impresso Sindical
Título: Deputados se recusam a votar o PL que homenageia a População Negra no Paraná
Nome: Denise Kelm Soares
Veículo: Jornal APP Sindicato
Título: “ Agressões em CMUM expõem crise de Gestão”
Nome: Manoel Ramires
Veículo: Jornal do Sismuc
Inovação na Comunicação da Informação
Título: Lançamento do Rum Captain Morgan
Nome : Claudio Stringari Marques
Veículo: “Central Press”
Reportagem para Impresso de Organização
Título: UO SUL- Uma História de Resistência e Excelência em produção
Nome: Davi Silvestre Macedo
Veículo: Revista dos Petroleiros Pr-SC
Por Regis Luís Cardoso
Foto: André Luís Rodrigues
0 Comentários
eliantonellijornalismo@gmail.com