Curitiba está preparada para receber cerca de 350 mil turistas em dezembro  com a conclusão da montagem dos espetáculos de Natal e o reforço na segurança e na limpeza pública do eixo central. Em dezembro, o turismo se fortalece e os visitantes movimentam cerca de R$ 290 milhões na economia local, segundo estimativas do Instituto Municipal de Turismo.
Grande parte dos turistas vem à cidade em dezembro para acompanhar as atrações de Natal, como a Galeria de Luz da Prefeitura de Curitiba, que já está sendo montada na rua XV de Novembro pelos técnicos da companhia italiana Studio Festi. A galeria é formada por uma sucessão de arcos feitos com 50 mil lâmpadas coloridas e será acesa em uma grande festa popular no dia 4.
"Nesta noite teremos um espetáculo gratuito e ao ar livre, um momento inesquecível para que os turistas e os moradores da cidade possam celebrar o espírito do Natal", explica o prefeito Luciano Ducci.
O calçadão da rua XV de Novembro é o principal corredor dos espetáculos e atrações natalinas. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente fará reforço no serviço de limpeza pública no eixo central.
"Temos a participação de várias secretarias municipais e da iniciativa privada para fazermos uma programação completa, que agrade aos turistas e faça com que eles tenham vontade de ficar mais tempo na cidade, fortalecendo a economia", diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika.
A Guarda Municipal vai dobrar o patrulhamento no eixo central e nas feiras especiais de Natal, que ficam nas duas extremidades do calçadão, nas praças Osorio e Santos Andrade.
O reforço também dará mais segurança a lojistas do Centro e à população que aproveita o período da noite para fazer as compras. Na feira especial da Santos Andrade, por exemplo, o consumidor poderá comprar os presentes. Na Osório, os artigos para decoração.
Outra novidade das feiras especiais é a Casa do Papai Noel, que funcionará nas duas praças para que as crianças possam tirar fotos e fazer seus pedidos de Natal ao bom velhinho. As feiras vão até 23 de dezembro.

Na praça Santos Andrade, haverá um projeto especial de iluminação e cenografia. Uma árvore de Natal de 18 metros será o destaque e todos os canteiros serão enfeitados. O chafariz será iluminado com potentes lâmpadas, colorindo a água com o tom do Natal. Serão instalados pórticos enfeitados em três locais da praça. O Teatro Guaíra fará parte do projeto, com uma exposição de mini-presépios.

De 29 de novembro a 23 de dezembro, haverá apresentações de uma peça sobre o nascimento de Jesus em um grande palco. Doisoutros palcos menores receberão grupos de dança, palhaços, performances teatrais e pocket shows de música instrumental e operetas.

Na Boca Maldita começaram os ensaios do coral de crianças do Natal do Palácio Avenida. Com o tema Vem Sonhar com a Gente, inspirado nas cartas escritas para o Papai Noel, o espetáculo estreia no dia 30 e vai até 16 de dezembro.

No SESC Paço da Liberdade, na praça Santos Andrade, haverá espetáculos à tarde e à noite. No calçadão do Setor Histórico, em frente ao Solar do Rosário, os visitantes poderão ver apresentações de músicas natalinas no fim de dezembro. Para que curitibanos e visitantes conheçam toda a programação de Natal, o Instituto Municipal de turismo criou o site http://www.curitibacapitaldonatal.com.br/.
Números do Natal
- 350 mil turistas em dezembro
- R$ 290 milhões de movimentação econômica
- 5 dias é a média de permanência dos turistas na cidade em dezembro
- 28 guardas municipais fazem patrulhamento na XV de Novembro e feiras especiais
- 250 feirantes e comerciantes expõem nas feiras especiais de Natal das praças Osorio e Santos Andrade
- 50 mil lâmpadas coloridas são acesas na Galeria de Luz, a partir de 4 de dezembro
- 17 arcos e 1 portal de entrada fazem parte da Galeria de Luz
- A 20 metros de altura voarão os bailarinos do espetáculo Sobre Anjos e Luz, apresentado na frente da Galeria de Luz
- 45 minutos de duração terá o espetáculo Sobre Anjos e Luz

FONTE: Secretaria Municipal de turismo