Muitos brasileiros estão neste momento mais orgulhosos de sua pátria. Brilhante a apresentação cultural do Brasil na finalização das Olimpíadas. Marisa Monte surpreendeu a todos entrando vestida da deusa do mar Yemanjá, em seguida Jorge Ben Jor numa homenagem a Wilson Simonal.

BNegão encanta com uma interpretação de Chico Science. E a bela Alessandra Ambrósio representa a beleza da mulher brasileira. Seria interessante ter mais uma jovem, afinal nossas belezas são tão múltiplas, um beleza negra ali cairia bem.


Teve ainda a presença de uma homenagem aos índios, finalizando com o Pelé. Mas, quem roubou mesmo a cena foi Renato Sorriso com sua simpatia. 
A apresentação não deixou de trazer alguns esteriótipos que não são aceitos no Brasil, como país de samba, mulher e futebol. Mas, cabe a nós levantarmos o debate e partir para a mudança. Se em 2016 queremos uma representação que corresponda aos nossas necessidades e a quebra de preconceitos e esteriótipos  podemos mudar isso. E começar já desconstruindo essa forma de representação que nos incomoda. O que você pode fazer nesse processo?