imagem ufrj

De 22 a 25 de agosto o Conselho Setorial da Indústria Mineral da FIEP realiza a segunda edição da EXPOMINERAIS - Feira da Indústria Mineral. O evento tem como propósito fortalecer o segmento e divulgar as empresas do setor mineral integrando em um mesmo espaço diversos segmentos como cal, calcário, cimento, cerâmica branca e vermelha, mármore, granito pedra, areia e minerais não metálicos.  
No dia 24 de agosto (sexta-feira), o Sindicato das Indústrias de Olarias e Cerâmicas para Construção Civil no Estado do Paraná – SINDICER-PR, promove simultaneamente à feira de negócios, o WORSHOP da cerâmica vermelha. O SINDICER PR traz à Curitiba o assessor técnico e da qualidade Antônio Carlos Pimenta da Associação Nacional da Indústria Cerâmica – Anicer, que irá falar sobre os benefícios de construir com blocos de cerâmica estrutural.
 A apresentação tem como base a pesquisa realizada pela instituição Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do Produto Cerâmico e seu comparativo com material equivalente.
A ACV é uma técnica empregada na avaliação dos aspectos ambientais e dos potenciais impactos associados ao ciclo de vida de um produto, processo ou serviço.
O estudo comprova que os blocos cerâmicos têm menos impacto no Esgotamento de Recursos Não Renováveis do que materiais equivalentes. As paredes de blocos cerâmicos inclusive consomem 50% menos de recursos naturais.
Os resultados foram apresentados pela Anicer durante a Rio+20, e na EXPOMINERAIS o consultor Antonio Pimenta, debaterá os resultados.
Além da palestra, os participantes terão a oportunidade de participar de uma visita técnica em uma indústria fabricante de  bloco estrutural cerâmico.
O presidente do Sindicer Pr, Daniel Wosniak, explica a importância da ação e convida os profissionais do setor, como engenheiros, arquitetos, construtores para aproveitar esta oportunidade rara em Curitiba “Percebemos que muitos profissionais saem das universidades sem nunca terem visitado uma indústria cerâmica, muitos não conhecem e nem imaginam como é este processo de fabricação dos blocos estruturais cerâmicos. Com certeza será uma visita muito interessante, pois iremos conhecer à Cerâmica São Pedro, uma indústria sediada aqui no bairro do Umbara, que é referência para nosso setor, tanto por sua produção, quanto pelo respeito aos seus funcionários, será muito relevante esta troca de informações”, diz.
A cerâmica São Pedro foi à primeira empresa do setor no Paraná a receber o selo do Programa Setorial da Qualidade (PSQ) emitido pela Anicer e que faz parte do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade na Habitação (PBQP-H).
Ainda de acordo com o presidente, esse evento é uma oportunidade única para os profissionais da construção civil e acadêmicos interagirem de perto com um profissional como o Pimenta, considerado hoje, uma autoridade em alvenaria estrutural e poderem melhorar ainda mais o uso deste tipo de material em seus projetos de construções, garantindo assim, maiores vantagens como economia, flexibilidade, rapidez e qualidade.
O workshop é direcionado à  profissionais da área de engenharia, arquitetura e construções em geral. Não há custo para participação, porém as inscrições para a palestra e visita técnica, deverão ser confirmadas até o dia 21/08 pelo e-mail sindicer.ctba@uol.com.br, ou pelo telefone (41) 3563-1673. As vagas são limitadas.
Programação completa:
14h - Palestra;
15h30 às 17h30 – Visita Técnica Cerâmica São Pedro;
18h – Retorno para a EXPOMINERAIS  - COFFE BREAK e visita a feira.
O sucesso obtido na primeira edição qualifica a EXPOMINEIRAIS como um dos principais eventos do setor no sul do país. O encontro trouxe empresas e instituições fornecedoras preocupadas com o desenvolvimento sustentável da economia mineral. Participe da segunda edição, apresente sua empresa a um publico direcionado, profissional e consumidor. Entre em contato no telefone (41) 3203-1189  ou e-mail: montebello@montebelloeventos.com.br e reserva já seu STAND.     
SERVIÇO:
EXPOMINEIRAIS - Feira da Indústria Mineral
De 22 a 25 de agosto de 2012
Local: Expo Unimed Curitiba
Promoção e Realização: Conselho Setorial da indústria Mineral e MonteBello Eventos