texto: Eli Antonelli

Parteira conhecida internacionalmente vem à Curitiba falar da importância do parto natural

 "Toda mulher quer que o bebê nasça saudável. Toda mulher espera ter uma experiência de parto bom quando chega a hora. Nós sabemos que você pode querer mais do que isso: Parto, Vida e Nascimento como experiência transformadora e fortalecedora da alma humana. Isso deve ser o mínimo que qualquer mulher grávida deve desejar". Assim, Naolí Vinaver convida para uma conversa sobre a importância de um parto natural saudável. De 15 a 17 de junho, o Instituto Anauê-Teiño traz a Curitiba a parteira mexicana que ficou conhecida em várias partes do mundo para um diálogo destinado a casais grávidos, mães, pais, médicos, psicólogos, enfermeiros e todos os profissionais e interessados em um nascimento mais humanizado.

A técnica de Naoli Vinaver faz parte de um movimento mundial pela redução de intervenções no parto e na busca para uma maior naturalidade e humanização no nascimento. Missão abraçada por várias organizações no Brasil é trabalhada pela REHUNA Rede pela Humanização do Parto e do Nascimento. (http://www.rehuna.org.br)
 Olinda Guedes, bacharel em Psicologia,  é orientadora de Renascimento, uma técnica que utiliza exercícios específicos de respiração e a reparentalização, momentos que as pessoas tem oportunidade de experimentar a elaboração de memórias estabelecidas - inclusive nos períodos de concepção, gestação, parto e primeira infância. Intervenções que possibilitam o nascer de novo. A partir desta vivência, Olinda explica como é importante um parto saudável com amor “Uma criança que vem ao mundo num parto tenso com dificuldades, carrega ao longo de sua vida essas experiências, trazendo efeitos que precisam de cura para atingir uma vida plena”, diz.

Naoli Vinaver divulgou nas mídias um vídeo do parto do seu terceiro filho. As imagens na íntegra mostram como é possível a chegada de um bebê sem dor e com a participação da família por perto. As técnicas utilizadas são baseadas em conhecimentos adquiridos com parteiras tradicionais do México e com especializações nos EUA na Casa de Partos Maternidade La Luz de El Paso. Naoli é certificada pela NARM North American Registry of Midwines.

No encontro será abordado questões como : Por que nascer é natural? Como apoiar na natureza como nascer? Qual a melhor maneira de preparar para o nascer? Quando nasce uma criança, nasce uma mãe, um pai e uma família. Dor do parto ou sensações do parto? Mitos e realidades do parir e do nascer. Ritmos, fluxos de energia durante o parto. Parto em hospital e parto em casa.
O que fazer com a placenta e o cordão umbilical?

Venha participar deste evento e inicie uma reflexão diferenciada sobre o processo do nascimento.

Saiba mais escreva para:
contato@anaueteino.com.br