A manhã da última terça-feira foi de novidades para os alunos das duas turmas do período da manhã de 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Moreschi, em Colombo. Com contagem regressiva para a primeira visita num dos campus da UFPR, os alunos foram convidados a dar entrevista sobre suas expectativas com relação ao processo de vestibular.  Serão 6 turmas do colégio que no próximo dia 29/05 serão recepcionados por alunos cotistas da graduação, mestrado e doutorado da UFPR. A iniciativa é da professora de português e doutoranda da UFPR, Débora Araujo.
O projeto nasceu da necessidade de aproximar a acadêmica à escola. E o objetivo é despertar nos jovens o interesse em prestar o vestibular na nas universidades públicas de Curitiba.  A diretora Graciliane Moreira (a Graça) e  vários professores dão apoio à ação. Para ela, a ida dos alunos à UFPR é extremamente positiva. “Mesmo morando próximo, estamos na região metropolitana, constatamos que poucos alunos conhecem a UFPR. Acredito que este trabalho vai despertar mais interesse nos “aulões” para o vestibular que iremos promover no segundo semestre. Irá aumentar certamente a adesão e os alunos irão empenhar-se ainda mais nos preparativos para o processo do vestibular”, destaca.
A escola providenciou o transporte necessário para ida dos alunos, uma vez que fora das dependências do munícipio há custo deste serviço. “Falamos que apoiaríamos e abraçamos o projeto da professora Débora. Ela é muito dedicada e comprometida com suas turmas”, elogia.

A diretora comenta a forma como a professora conduz o trabalho com seus alunos e diz que é como se fosse o processo do crescimento de uma semente. “O bom trabalho é plantado, vai crescendo e precisa daquele professor para continuar. Um dia que ela comentou que precisaria de uma licença, fiquei pensando e preocupada com esse processo tão importante que ela vem desempenhando. A gente sente o amor que ela tem pelo trabalho que faz. Temos orgulho disso”, conta.

A diretora complementa afirmando que a visita dos alunos à UFPR irá motivar o desejo deles para um futuro melhor. “Eles vão perceber a importância de um curso superior, a importância de se preparar para o vestibular. Este momento para escola é muito bom”, diz.

Além de conhecer as dependências de um dos campus, eles terão oportunidade de tirar suas dúvidas com relação aos processos de cotas sociais e raciais da Instituição. Para Graça, a escola ainda não detém todas as informações necessárias para os alunos. “Necessitaríamos mais do que essas 4 horas para passar tudo que eles precisam nesta fase. Neste projeto percebemos que é interessante prepará-los de repente já no primeiro ou segundo ano”, diz. Da possibilidade, Graça já planeja conversar com a professora Débora sobre novas ações para o projeto, como, por exemplo, trazer à escola os ex-alunos que foram aprovados na UFPR. “Acredito que seria mais um incentivo para eles se interessarem cada vez mais pelos cursos da Universidade”, diz.

No próximo dia 29/05, 230 alunos farão a visita em dois turnos na Reitoria da UFPR, de manhã e a noite. Estarão acompanhados de outros professores da escola.
Confira abaixo, relato dos alunos sobre a expectativa com a visita.


Meirielle Amorim da Silva
“Achamos muito interessante esta iniciativa, porque desperta na gente a vontade de saber mais. E muitas vezes a gente vai tentar um curso no vestibular, sem ter muito a certeza do que a gente quer. E esta proposta de conhecer um pouco mais a universidade é importante. Ver se é aquele curso, por exemplo, tirar as nossas dúvidas, enfim. Eu ainda estou com dúvidas e esta visita vai ser muito interessante para mim. Eu penso em fazer jornalismo, na verdade, mas eu quero ver antes em que áreas eu vou poder atuar. Vai ser de grande valia para gente esta visita na universidade. ”

Cassiane Aparecida Araujo Aires
É a primeira vez que vou na UFPR. Eu tenho interesse em prestar vestibular, eu queria fazer jornalismo, nunca vi uma palestra de um profissional da área para mostrar como é o trabalho dele. Eu tenho na minha cabeça esta ideia de fazer curso de jornalismo. Eu preciso de um profissional para saber o que eu quero de verdade. Preciso de apoio.

Daniel Marcelo
Eu não conheço a Federal, estou indeciso ainda, não sei que curso vou tentar no vestibular. Será uma boa oportunidade de saber o que vou fazer a partir desta visita.



Rullian Heric Mascarenhas
Esta iniciativa foi uma boa. Eu nunca fui na UFPR, eu penso em fazer teatro, eu danço, atuo e este é o meu curso de interesse. A UFPR tem este curso e vou ter oportunidade de conhecer um pouco mais.

Chrystian
Conheço a UFPR nunca fui vai ser uma grande chance, gostaria de encontrar alguém que faz algum curso que eu quero fazer. Será muito bom chegar lá. Eu estou me esforçando muito é meu sonho, quero fazer geografia eu quero alguém que esteja lá para me dar umas dicas.

Gabriel Lopes
“Eu conheço só de vista a UFPR. Vou prestar vestibular para cursos que não tem na UFPR, teologia e astronomia. Mas, eu quero ir para conhecer como é a vida de um universitário, quero saber como é esta realidade”,

Cristiane Pinheiro
Essa ação da professora é uma importante pra nós. Eu vim de Florianópolis e lá a gente visitava com frequência a Universidade Federal de Santa Catarina. E isso  ajudava o aluno a escolher seu curso, conhecer um pouco mais. Eu já tenho certo o que quero fazer que é na área de tecnologia. Eu achei um incentivo bacana. Nunca tinha visto uma iniciativa como esta aqui na escola, achei bacana. Desde 2008 eu já tenho certo o que quero: é ciências da computação e webdesign. Ano passado pensei em fazer futuramente o curso de medicina. Primeiramente na área de tecnologia e depois a medicina.

Duvidyhenni R. Jaques


Estudo a noite e me mudei e faz um mês que estou em Curitiba . Sou de Palmital, gostei da escola, e agora a professora vem com este projeto nunca fui lá e eu morei dez anos em Curitiba . Eu achei legal, a gente vai conhecer vários benefícios que os alunos tem lá . E para mim é importante, porque já vou fazer vestibular no meio do ano e no final e quero saber desta realizada. Eu escolhi engenharia civil.





Matheus Halan de Souza
“Eu acho esta iniciativa  muito legal. E  partiu dela da professora, esta curiosidade que de fazer este trabalho com a gente. A gente não teve esta oportunidade de ir na UFPR, um pouco foi de nosso falta da nossa busca, mas a gente não teve oportunidade. Teremos uma grande chance de conhecer um pouquinho dos cursos. Eu foi prestar um curso que não tem na UFPR, que é ciências aeronáutica na Universidade Tuiuti.. Eu vou mas pelo interesse de saber como é a realidade na universidade, a interação dos alunos, como é o trabalho da UFPR com os alunos. Eu achei um trabalho muito legal essa proposta da professora.”
Matheu Silva Oliveira
Eu estou vendo como privilegio de conhecer a Universidade Federal e vai ser um incentivo, pois muitas pessoas pensam só em terminar o terceiro ano e não fazer nenhum tipo de curso, vai ser um incentivo legal, para os alunos. É uma visita bem interessante. O meu pai sempre me deu apoio para fazer o vestibular, ele disse que seria interessante informática, mas pretendo fazer educação física.

David C. Souza
“É legal porque muitos alunos nem sabem que área irão atuar e como haverá alunos da UFPR e professores falando lá, vai ser ótimo para nós, alunos do terceiro ano. Eu vou tentar engenharia mecatrônica e depois faculdade de música”.