Pesquisadora alemã  Marianne Franke- Gricksch ministra palestra e curso sobre Pedagogia Sistêmica
texto: Eli Antonelli
O Instituto Anauê-Teiño e o Instituto Pingo d’água trazem a Curitiba a educadora alemã Marianne Franke-Gricksch, uma das maiores pesquisadoras mundiais da pedagogia sistêmica. O objetivo é proporcionar aos pais, professores e gestores da área de educação, conhecimento com foco em pedagogia sistêmica.  Na quarta-feira (27) ocorre a palestra "Família e Escola Nota 10", e a partir de sexta-feira (29) até domingo (1º de julho) ocorrerá o módulo, que tem como tema “A escola e a família – Soluções Surpreendentes”, proporcionando aplicações práticas do conhecimento.
 A proposta é possibilitar, aos professores, compreensões sobre como criar um ambiente favorável para o aprendizado, bem como inspirar os pais sobre seu papel na vida educacional dos seus filhos e trazer uma visão inovadora e eficaz sobre como lidar com os transtornos de aprendizagem como dislexia, TDAH, hiperatividade, agressividade, gagueira, autismo e outros. Além de apoiar reflexões profundas sobre a importância da escola na vida do individuo e da sociedade.
A origem
A pedagogia sistêmica é uma corrente da psicopedagogia, criada com base no trabalho de pesquisas realizadas pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, que desenvolveu a teoria das Constelações Familiares. Teólogo, filósofo e terapeuta, Hellinger criou uma nova abordagem de terapia. Identificou a forma como as pessoas estão entrelaçadas em suas relações familiares num nível profundo e inconsciente. Em seus estudos, expõe que o destino de uma pessoa é vinculado às ações dos pais, irmãos, avós, tios e tias vivos, e também dos falecidos.

Hellinger saiu da Alemanha durante o período do nazismo, para desenvolver ações como missionário católico na África do Sul. Durante o período do apartheid, lecionou para o povo zulu e, a partir daí, deu início a formulação das suas ideias, que hoje são aplicadas em vários contextos como clínico, educacional e empresarial.
 Marianne Franke-Grickcsh
É pedagoga, uma das maiores especialistas em Pedagogia Sistêmica do mundo, autora do livro “Você é um de nós!”, publicado no Brasil pela Editora Atman.
“As constelações familiares me conduziram a uma nova compreensão dos alunos. Vi como estão inseridos em suas famílias e a sua lealdade a elas. Mas também reconheci as forças que empregavam constantemente para ligar sua vida familiar à escolar e percebi que essas forças poderiam ser frutíferas. Na verdade, isso acontece quando nós, professores, abrimos nosso coração às famílias, permitindo-lhes entrar em nossas salas de aula como uma presença invisível e permanente. As ideias fundamentais de Hellinger, do que significa estar inserido no contexto familiar é que me levaram inicialmente a usar a ideia sistêmica em minhas aulas”. (Você é um de nós  - Editora Atman – página 21)

Mudanças no comportamento por meio da aplicação
Este novo paradigma vem sendo desenvolvido na última década em vários países do mundo como EUA, México e Espanha, ampliando a visão significativa do todo na relação escola-família, trazendo a possibilidade de criar, a partir da escola, um ambiente de inclusão onde todos possam assumir os seus papéis, levando em conta os sistemas familiares, educativos e institucionais. Se algo caracteriza a pedagogia sistêmica é, justamente, a sua firme proposta de inclusão.

Aplicação da pedagogia sistêmica
No segundo semestre de 2011, o Instituto Pingo D’água, desenvolveu as Oficinas de Primavera no Colégio Estadual Ipê, situado numa área de risco na região metropolitana de Curitiba. A proposta foi levar aos alunos e à comunidade, a abordagem sistêmica, por meio do trabalho de 43 oficineiros, proporcionando um novo olhar sobre o mundo. Foram realizadas, ainda, palestras, como as ligadas a Distúrbios Psicológicos e Agressividade.
A presidente do Conselho do  Instituto Pingo D’Agua Olinda Guedes, explica que foi a primeira etapa do projeto, que integra ainda a capacitação dos professores, prevista para o segundo semestre de 2012.
 Os oficineiros recebem capacitação permanente na abordagem sistêmica, fundamentado nas Constelações Familiares. As oficinas realizadas tiveram temas diversos, com resultado extremamente positivo. Olinda relembra que recebeu inúmeras manifestações de professores, destacando a importância das atividades: “Eles afirmaram que sentiram diferença no comportamento dos alunos em sala de aula, durante a semana, no período em que as atividades foram realizadas”, conta.
 Instituto Pingo D´Água
É uma organização sem fins lucrativos, que tem como propósito contribuir para a elevação dos níveis de paz, saúde, prosperidade e felicidade a partir da aplicação dos princípios da abordagem sistêmica, por meio de ações desenvolvidas conjuntamente, envolvendo pessoas e comunidades.


PÁGINA NA WEB: www.marianne-franke.de

PALESTRA 27 de junho de 2012
Família & Escola: “Nota 10?!”
www.pingodagua.org

Teatro Bom Jesus
 Parceria que Fortalece o Processo de Aprendizagem -
Uma reflexão para pais, alunos e professores.

Uma prosa sobre a Pedagogia Sistêmica e o processo de ensino-aprendizagem.
Por meio do diálogo com o público, de exemplos de uma jornada rica e apaixonada, Marianne Franke-Gricksch nos leva para outro universo:
O Universo das imensas possibilidades do Lar e da Escola.

Assuntos:
•           Como possibilitar que o processo de ensino e aprendizagem seja significativo?
•           Como podemos gerar resultados eficazes?
•           Nota 10? Nota máxima? Qual a importância delas?
•           Aprender pra “tirar nota” ou aprender para a vida?
•           A “nota” é do professor ou do aluno?
•           O aluno não quer ir para escola?
•           Tem dificuldades de concentração?
•           Qual é o lugar dos pais nesse processo?
•           E os deveres para casa?
•           E os professores, o que fazer perante as emoções de seus alunos?
•           E o que os alunos fazem com as emoções dos professores?
•           Por onde passam os caminhos da paz no ambiente escolar?


Módulo 29 de junho a 01 de julho de 2012
A escola e a família – Soluções Surpreendentes
Instituto Anauê-Teiño
www.anaueteino.com.br
Local : Estância Betânia.
Temas Principais:
•           A vida escolar e a comunidade de destinos.
•           O papel dos pais, do professor e do aluno.
•           O lugar da escola e da família.
•           Vida escolar e vida profissional: sucesso na carreira & sucesso na escola.
•           Soluções: dificuldades de aprendizado, conflitos de relacionamento, dificuldades de adaptação