foto yahama


Atendendo a demanda por cursos de mecânica de motos, hoje existente apenas nas unidades do Boqueirão e em Maringá, o Senai iniciou o Projeto Unidade Móvel de Mecânica de Motos. A iniciativa integra o Programa de Ações Móveis - PAM, que já atende outras modalidades como   panificação, refrigeração e climatização, espaço confinado e trabalho em altura . O programa transforma exclusão social e desemprego em cidadania e empreendedorismo. Por meio de cursos rápidos e eficazes, capacita profissionais para atuarem isoladamente ou em conjunto, organizados em cooperativas ou microempresas.

As equipes do SENAI trabalham no desenvolvimento e adaptação de uma Van que  percorrerá os municipios levando a qualificação. O veículo terá todos os instrumentos e ferramentas necessárias ao treinamento. O lançamento da Unidade Móvel de Capacitação de Mecânica de Motos será feito na Feira Internacional de Motocicletas, Bicicletas, Peças, Equipamentos, Acessórios, Tecnologia e Serviço -  Expomotos2012 que ocorre de 28 a 30 de setembro no Centro de Eventos Fiep.

O coordenador  do projeto, Jacir Alan Lopes explica que a iniciativa visa atender o crescimento do setor de motocicletas e da alta solicitação para que o Senai leve os cursos para outras regiões. E complementa informando que além da mecânica de motos, a unidade poderá ainda desenvolver capacitação para mecânica de barcos. "Existe uma semelhança nos motores e estamos adaptando a unidade para que ela possa gerar os dois cursos: mecância de motos, e mecância de motor de popa, que são os barcos", explica. 

O Senai fará parcerias com as prefeituras para que essas possam ceder espaço pra as aulas teorias e liberação para a Unidade Móvel fazer seu trabalho. Os cursos terão duração de dois a três meses. E poderá ser organizada três turmas, atendendo um número maior de alunos. Para o organizador da feira    Expomotos2012, Moacir Moura, o lançamento da unidade durante o evento será uma excelente oportunidade para alavancar o projeto. "Teremos a presença de empresários de vários segmentos do setor motociclístico, abrindo novos horizontes, pois além das prefeituras, o Senai pode fechar outras parcerias com essas empresas levando o projeto para vários locais", afirma Moura.  

Para o diretor regional do Senai, Marco Secco  a participação da entidade na Expomotos2012 é muito importante devido ao crescimento elevado do setor de motocicletas no Brasil. Observa-se um aumento na demanda tanto nas indústrias, nas montadoras,  quanto em empresas de reparação, de manutenção de motos.  "É uma excelente oportunidade de expor as novidades tecnológicas e serviços e isso contribui para os programas desenvolvidos pelo Senai, como os cursos de formação e os serviços de consultoria oferecidos", explica. 

Para saber mais sobre a Expomotos2012 acesse o site www.expomotos2012.com.br

Eli Antonelli


--